[Livro] Psicose - Robert Bloch

   Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas. Em Psicose, sem edição no Brasil há 50 anos, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, assim com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bate, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop.

   Quando Marion Crane uma ex-funcionaria  vê a oportunidade de se dar bem na vida, consegue roubar 40 mil dólares para se casar com seu namorado Sam Loomis. Mas no dia de sua fuga uma forte chuva cai, fazendo-a pernoitar no motel Bates, que se encontra total as escuras e silencioso.

   Dias depois sua irmã, Lila Crane, sem noticias dela entra em contato com o seu suposto cunhado para esclarecer a situação. Seria sua irmã uma golpista como todos afirmavam? Mas o susto não para por ai, quando se encontra com Sam,  ela descobre que o mesmo não a viu. Começa ai a busca dos dois por Marion.


   Os personagens são chocantes, principalmente Norman Bates e a ligação com sua mãe. Eu nunca assisti ao filme então posso dizer que o final foi surpreendente, para mim, que não sabia absolutamente nada sobre a obra.

   Na maioria dos filmes/livros torço pros vilões (é algo mais forte que eu) e nesse livro não foi diferente, fiquei ali roendo as unhas pra que Norman não cometesse nenhum deslize e não deixasse nenhum rastro.

  Não consegui parar de ler ate chegar ao final e saber o que ia acontecer. A cena do chuveiro (atenção só conhecia essa cena) é tão famosa que quando li ouvi ate os efeitos sonoros do filme.

   O livro foi narrado em terceira pessoa e os capítulos são curtos, bem desenhado, edição muito bonita, a minha veio no box Filmes para Ler então não sei se as outras edições separadas são tão bonitas e trabalhadas.
 

   Realmente adorei o livro, o final foi mais surpreende ainda pra mim, quando li fiquei tipo, meu Deus, realmente? Não pode ser.. Uau!

   Já estou procurando o filme pra assistir e estou mega ansiosa, quando conseguir trago pra vocês minhas opiniões, espero que seja tão bom quanto o livro. E ai? Alguém já leu o livro ou viu o filme? 

   Livro: Psicose
   Autor: Robert Bloch
   Editora: Darkside
   Paginas: 240
   Acabamento: Brochura.



16 comentários:

  1. Adorei a resenha, sempre quis ler esse livro.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Querida, eu recomendo viu, não vai se arrepender, bjos.

      Excluir
  2. Amei o filme, um clássico! Vou encomendar o livro, maravilhoso!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, não vi o filme, mas o livro é muito legal, bjos.

      Excluir
  3. Eu nunca li livros nesse gênero mas tenho muita vontade. Esse parece perfeito.
    Beijo
    www.garotaestelar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, realmente você tem que começar por um clássico como esse, recomendo, bjos.

      Excluir
  4. Oi linda,eu vim agradecer a visita no meu blog e estou te seguindo também.
    www.estilosamorena.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida obrigada viu, seja bem vinda, bjos.

      Excluir
  5. Oii linda,adorei seu blog...
    Estou seguindo.
    http://barbaraaracelle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. obrigada pelo comentário <3
    parece ser super interessante :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog. É ÚNICO! Tanto em imagem como em conteúdo. Muito interessante este post!
    Seguindo, claro! ;D
    Beijinhos ❤
    MY FASHION ODYSSEY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, obrigada viu, fico muito contente que tenha gostado, bjos.

      Excluir
  8. Olá, não conhecia o livro mas fiquei bastante curiosa.
    *já sigo o blog
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir